LIVING CORAL – Conheça a cor de 2019, seus efeitos e como usá-la na decoração

pantone-colour-of-year-2019-living-coral.jpg
caneca_pantone.jpg

Vamos iniciar 2019 falando de Living Coral, a cor do ano eleita pelos experts do Pantone Color Institute.

Essa é uma escolha bastante séria e que acaba influenciando as decisões das indústrias, incluindo as da moda, movelaria e interiores, design industrial e design gráfico. É realizada há 20 anos, com base em pesquisas e análises de tendências mundiais.

“Living Coral” nos remete à natureza: dos recifes de corais e do pôr do sol. É ao mesmo tempo vibrante e suave, estimula a sociabilidade, a alegria e o otimismo, transmitindo leveza e calor. Essa cor vem de encontro à nossa busca por experiências autênticas e imersivas, que proporcionem conectividade e intimidade, diante da invasão da tecnologia digital em nossas vidas. Representativa do mundo moderno, ela está presente em nosso ambiente natural e também de forma brilhante na mídia social.

edited.jpg

DICAS DE COMO USAR A COR PANTONE 2019

Suburban Canny, Australia - Tribe Studio - FONTE: DEZEEN ARCHITECTURE AND DESIGN MAGAZINE

Suburban Canny, Australia - Tribe Studio - FONTE: DEZEEN ARCHITECTURE AND DESIGN MAGAZINE

1. O lavabo é o espaço da casa que recebe os convidados para uso rápido e por isso permite e merece toques de ousadia. Uma boa opção para criar uma atmosfera de alegria e receptividade é revestir ou pintar todas as paredes com Living Coral.

2. Destacar uma parede com esse tom pode estimular conversas, interação e compartilhamento. Na cozinha americana é um convite para bons papos e bons pratos;

ApartAmentO EM Born, ESPANHA - Colombo and Serboli Architecture - FONTE: DEZEEN ARCHITECTURE AND DESIGN MAGAZINE

ApartAmentO EM Born, ESPANHA - Colombo and Serboli Architecture - FONTE: DEZEEN ARCHITECTURE AND DESIGN MAGAZINE

ApartAmentO À BEIRA MAR NA GRÉCIA - Stamatios Giannikis - FONTE: DEZEEN ARCHITECTURE AND DESIGN MAGAZINE

ApartAmentO À BEIRA MAR NA GRÉCIA - Stamatios Giannikis - FONTE: DEZEEN ARCHITECTURE AND DESIGN MAGAZINE

FONTE: PINTEREST

FONTE: PINTEREST

3. A cor pode ser usada em detalhes, como o fundo de uma prateleira, de um nicho ou em armários suspensos;

apartmentO NA SUÉCIA - Note Design Studio - FONTE: DEZEEN ARCHITECTURE AND DESIGN MAGAZINE

apartmentO NA SUÉCIA - Note Design Studio - FONTE: DEZEEN ARCHITECTURE AND DESIGN MAGAZINE

4. Uma sala de espera pode ficar mais sociável e acolhedora com o uso do coral em alguma peça, como uma poltrona, um tapete, um quadro, uma mesinha ou almofadas;

5. Na sua casa, a cor coral pode estar presente nos tecidos dos estofados, em um móvel laqueado, nas flores e detalhes decorativos;

Brinque com tecidos.png

6. Festas podem ficar bem mais animadas com o uso da cor coral em acessórios decorativos como velas, bandejas, guardanapos, porta-copos, toalhas de mesa e em arranjos de flores naturais.

CONJUNTO DE MESA - HAMILTON HOME

CONJUNTO DE MESA - HAMILTON HOME

CONJUNTO MESA POSTA -ZARA HOME

CONJUNTO MESA POSTA -ZARA HOME

Se você pretende estabelecer conexões reais e virtuais, unir modernidade e natureza, energia e suavidade, entusiasmo e acolhimento, a Living Coral será sua aliada, ajudando a atrair boas energias para esse ano de 2019.

Moodboard Living Coral_e'.png

CURIOSIDADES

O Feng Shui recomenda a utilização da cor Coral no seu tom original, que é o mais escuro e mais forte. Sua indicação é para que seja usada com moderação, aplicada em um ambiente pequeno, em apenas uma parede ou em detalhes.

Essa cor não é indicada para fachadas de imóveis residenciais ou comerciais, quartos de dormir, canto dos relacionamentos e para casais em geral, pois se aproxima das cores salmão e pêssego (principalmente as nuances mais claras, que remetem ao tom da pele), consideradas cores de duplo significado. Seu poder de atração e sua vibração podem captar todo o tipo de energia, atraindo pessoas e situações oportunistas e interesseiras, trapaças e traições, relacionamentos fúteis e não duradouros.

Banheiros novos na casa de praia: ótimo resultado, custo reduzido!

Depois que postamos no Instagram a reforma de um banheiro que fizemos na Barra do Sahy, tivemos muitos pedidos para que mostrássemos um pouco mais desse projeto. Então, vamos lá!

A casa foi construída há cerca de 30 anos, de forma bem rústica. Fizemos uma reforma geral, procurando manter o seu espírito descontraído, mas tirando o peso da idade e deixando os ambientes mais claros e alegres.

BLOCO 2 ANTES DA REFORMA

BLOCO 2 ANTES DA REFORMA

ANTES DA REFORMA

ANTES DA REFORMA

Hoje vamos nos concentrar nos banheiros das quatro suítes, que ficam no bloco de trás, sendo dois no térreo e dois no pavimento superior. Todos tinham piso de cerâmica 10x10 com rejuntes largos (típico daquela época), encardidos e difíceis de manter limpos, principalmente na área do chuveiro. Para completar, o piso dos banheiros do pavimento superior eram pretos, o que escurecia bastante esses ambientes.

Todas as paredes eram bastante irregulares, com acabamento apenas na massa grossa e tinta PVA branca. (Aqui vale um alerta importante: não vale a pena economizar na tinta do banheiro! Se você optar por pintura, lembre-se que a tinta deve ser adequada às condições do ambiente e, nesse caso, resistir à umidade. Nas paredes do box, em especial, recomendamos colocar um revestimento cerâmico ou porcelanato, para garantir a proteção necessária).

ANOTAÇÕES ANTES.jpg

Um ponto positivo dos banheiros era a quantidade de janelas, que deixavam a luz do sol entrar e promoviam uma ótima circulação de ar. O problema é que as esquadrias estavam presas a grandes batentes de madeira, tomados por cupins.

 

As bancadas eram de madeira natural escura, com cuba de sobrepor. Resultado: a água sempre espirrava, molhando a madeira, que precisava de manutenção constante no verniz.

Nos banheiros do térreo, as bancadas eram pequenas e chanfradas, ficando em um canto de parede em frente à porta, enquanto sobrava muito espaço vazio.

BANHEIRO DO TÉRREO ANTES DA REFORMA

BANHEIRO DO TÉRREO ANTES DA REFORMA


Agora que você já entendeu como eram os banheiros, vamos à obra!

Retiramos os pisos, os forros e batentes de madeira, as louças, bancadas e assessórios. Regularizamos as paredes mais tortas para receber as novas bancadas e o revestimento dos boxes. Substituímos o encanamento antigo e reposicionamos os pontos hidráulicos e elétricos.

ELIMINAMOS OS CHANFROS NOS CANTOS DOS BANHEIROS DO TÉRREO

ELIMINAMOS OS CHANFROS NOS CANTOS DOS BANHEIROS DO TÉRREO

Sahy_cerâmica e impermeab..jpg
ESTE É O MOODBOARD DE ACABAMENTOS QUE MONTAMOS PARA O PROJETO

ESTE É O MOODBOARD DE ACABAMENTOS QUE MONTAMOS PARA O PROJETO

Sahy_obra box.jpg

Assentamos a cerâmica nas paredes do box. Escolhemos um padrão retangular, na cor branca, que remete à areia da praia, com leves ondulações. Ficou incrível!

Assentamos o porcelanato amadeirado do piso, com rejunte mínimo e rodapé alto. Escolhemos um tom claro, com leve pátina branca, que aquece sem pesar o visual. Não temos preconceito na hora de especificar esse tipo de produto. É a tecnologia trabalhando a favor do meio ambiente. A natureza agradece!

Sahy_ralo linear_e.jpg
Sahy_bacada, louças e metais.jpg

Para fazer o tampo, a saia e o frontão da bancada, optamos por um mármore branco de ótimo custo, que encontramos em uma marmoraria da região. Com alguns veios verdes muito suaves, o que poderia ser motivo de descarte, neste caso caiu como uma luva. Realmente, um achado!

 

GABINETE COM NICHO E GRELHA PARA VENTILAÇÃO

GABINETE COM NICHO E GRELHA PARA VENTILAÇÃO

Projetamos os gabinetes em MDF especial para áreas molhadas. Criamos um nicho coringa, que serve para armazenar toalhas extras, papel higiênico e até para deixar a nécessaire da temporada. Para ventilar o compartimento interno dos armários, criamos detalhes com grelhas vazadas de alumínio branco.

Pintamos as portas e janelas em um tom de verde das folhagens locais, integrando o interior da casa à área externa.

Instalamos bacias com caixa acoplada, que economizam água e facilitam a manutenção. Acrescentamos também uma ducha higiênica em cada um dos banheiros.

PAVIEMENTO SUPERIOR

PAVIEMENTO SUPERIOR

PAVIMENTO TÉRREO

PAVIMENTO TÉRREO

Por fim, instalamos os boxes de vidro incolor, grandes espelhos e novos toalheiros e papeleiras.

Sahy_detalhe box.jpg

Essa foi uma reforma sem grandes despesas, que promoveu uma enorme mudança no aspecto geral dos banheiros, melhoria na saúde dos usuários e praticidade de manutenção.

Sahy_depois 2.JPG
Sahy_depois 1.JPG