LIVING CORAL – Conheça a cor de 2019, seus efeitos e como usá-la na decoração

pantone-colour-of-year-2019-living-coral.jpg
caneca_pantone.jpg

Vamos iniciar 2019 falando de Living Coral, a cor do ano eleita pelos experts do Pantone Color Institute.

Essa é uma escolha bastante séria e que acaba influenciando as decisões das indústrias, incluindo as da moda, movelaria e interiores, design industrial e design gráfico. É realizada há 20 anos, com base em pesquisas e análises de tendências mundiais.

“Living Coral” nos remete à natureza: dos recifes de corais e do pôr do sol. É ao mesmo tempo vibrante e suave, estimula a sociabilidade, a alegria e o otimismo, transmitindo leveza e calor. Essa cor vem de encontro à nossa busca por experiências autênticas e imersivas, que proporcionem conectividade e intimidade, diante da invasão da tecnologia digital em nossas vidas. Representativa do mundo moderno, ela está presente em nosso ambiente natural e também de forma brilhante na mídia social.

edited.jpg

DICAS DE COMO USAR A COR PANTONE 2019

Suburban Canny, Australia - Tribe Studio - FONTE: DEZEEN ARCHITECTURE AND DESIGN MAGAZINE

Suburban Canny, Australia - Tribe Studio - FONTE: DEZEEN ARCHITECTURE AND DESIGN MAGAZINE

1. O lavabo é o espaço da casa que recebe os convidados para uso rápido e por isso permite e merece toques de ousadia. Uma boa opção para criar uma atmosfera de alegria e receptividade é revestir ou pintar todas as paredes com Living Coral.

2. Destacar uma parede com esse tom pode estimular conversas, interação e compartilhamento. Na cozinha americana é um convite para bons papos e bons pratos;

ApartAmentO EM Born, ESPANHA - Colombo and Serboli Architecture - FONTE: DEZEEN ARCHITECTURE AND DESIGN MAGAZINE

ApartAmentO EM Born, ESPANHA - Colombo and Serboli Architecture - FONTE: DEZEEN ARCHITECTURE AND DESIGN MAGAZINE

ApartAmentO À BEIRA MAR NA GRÉCIA - Stamatios Giannikis - FONTE: DEZEEN ARCHITECTURE AND DESIGN MAGAZINE

ApartAmentO À BEIRA MAR NA GRÉCIA - Stamatios Giannikis - FONTE: DEZEEN ARCHITECTURE AND DESIGN MAGAZINE

FONTE: PINTEREST

FONTE: PINTEREST

3. A cor pode ser usada em detalhes, como o fundo de uma prateleira, de um nicho ou em armários suspensos;

apartmentO NA SUÉCIA - Note Design Studio - FONTE: DEZEEN ARCHITECTURE AND DESIGN MAGAZINE

apartmentO NA SUÉCIA - Note Design Studio - FONTE: DEZEEN ARCHITECTURE AND DESIGN MAGAZINE

4. Uma sala de espera pode ficar mais sociável e acolhedora com o uso do coral em alguma peça, como uma poltrona, um tapete, um quadro, uma mesinha ou almofadas;

5. Na sua casa, a cor coral pode estar presente nos tecidos dos estofados, em um móvel laqueado, nas flores e detalhes decorativos;

Brinque com tecidos.png

6. Festas podem ficar bem mais animadas com o uso da cor coral em acessórios decorativos como velas, bandejas, guardanapos, porta-copos, toalhas de mesa e em arranjos de flores naturais.

CONJUNTO DE MESA - HAMILTON HOME

CONJUNTO DE MESA - HAMILTON HOME

CONJUNTO MESA POSTA -ZARA HOME

CONJUNTO MESA POSTA -ZARA HOME

Se você pretende estabelecer conexões reais e virtuais, unir modernidade e natureza, energia e suavidade, entusiasmo e acolhimento, a Living Coral será sua aliada, ajudando a atrair boas energias para esse ano de 2019.

Moodboard Living Coral_e'.png

CURIOSIDADES

O Feng Shui recomenda a utilização da cor Coral no seu tom original, que é o mais escuro e mais forte. Sua indicação é para que seja usada com moderação, aplicada em um ambiente pequeno, em apenas uma parede ou em detalhes.

Essa cor não é indicada para fachadas de imóveis residenciais ou comerciais, quartos de dormir, canto dos relacionamentos e para casais em geral, pois se aproxima das cores salmão e pêssego (principalmente as nuances mais claras, que remetem ao tom da pele), consideradas cores de duplo significado. Seu poder de atração e sua vibração podem captar todo o tipo de energia, atraindo pessoas e situações oportunistas e interesseiras, trapaças e traições, relacionamentos fúteis e não duradouros.

LAVABOS: Hoje vamos falar de lavabos, esses ambientes inspiradores, que nós adoramos!

O lavabo é praticamente um cartão de visita, tanto na sua casa, quanto no seu escritório ou consultório. Se for bem produzido, demonstra para os seus convidados e clientes o quanto eles são importantes para você e, por isso, merecem ser recebidos com todo o carinho e atenção (lembre-se que o oposto também é verdadeiro: um lavabo desleixado pode dar a impressão que você não está nem aí para as suas visitas).

O lavabo pode ter um toque de ousadia, por ser um local de uso rápido. A ideia é personalizar e surpreender! Vale investir em um papel de parede bem bacana, com grafismo, estampa ou textura. Se o seu orçamento estiver apertado, um ótimo recurso é pintar as paredes com uma cor forte ou mais escura do que a da sala, que contraste com a bancada.

Outra ferramenta importante que possibilita soluções originais e efeitos incríveis é a iluminação, através da qual podemos valorizar os elementos mais interessantes e criar o clima cênico desejado.

Para se inspirar, veja esses exemplos de lavabos que fizemos recentemente:

 

Para o apartamento de um casal jovem, escolhemos o papel de parede com formas geométricas marcantes, em tons neutros e pequenos pontos de cor laranja para revestir as paredes do lavabo, que ganhou um nicho em marcenaria laqueada de branco, com iluminação embutida de led. Repare nos vasinhos, no tom do detalhe do papel. Um charme!


Dentro de uma proposta mais sóbria, esse lavabo recebeu papel de parede monocromático, com pequenos relevos que criam uma textura diferenciada para as paredes. Optamos pelo tom de azul acinzentado para criar uma atmosfera intimista e contrastar com o travertino romano da cuba esculpida. Sofisticação na medida certa!


Aqui exploramos a microtextura de pedras, com brilho discreto, acentuado pela incidência da iluminação. Prova de que um recurso simples como o papel de parede pode ter um efeito arrasador!


Para quem prioriza a praticidade e não quer ousar no revestimento, o papel de parede vinílico com textura é a solução perfeita! De fácil limpeza, cria um ambiente aconchegante sem pesar o visual. Nesse lavabo, além dos embutidos de led sobre a bancada, criamos um conjunto de arandelas, que proporcionam uma iluminação indireta bastante agradável na área da bacia. Usamos três peças do mesmo modelo, dispostas na vertical, gerando um foco de atenção inusitado para a parede que fica em frente à porta.


126.JPG

Para quem prefere os ambientes clássicos, o mercado também oferece papéis lindíssimos! As listras e os adamascados são aposta certeira. Nesse lavabo, em que a nossa cliente desejava um clima mais dramático, optamos por esse papel com textura de tecido, que reúne a verticalidade das listras com a suntuosidade do adamascado. Um luxo!