Quem somos

Escolhemos ser um escritório de pequeno porte. Nos empenhamos para estar ao lado dos nossos clientes e transformá-los em grandes amigos. Reconhecemos a importância de participar de sonhos e planos, sejam pessoais ou profissionais. Assumimos que a realização acontece através das nossas ações. Projetos são a representação das intenções e construir ou reformar é a materialização de um projeto. Planejar, organizar e monitorar todas as etapas, manejar recursos, selecionar fornecedores e prestadores de serviços, fazer acontecer uma obra. Tudo isto é uma tarefa complexa. Neste caminho, neste universo é que nos sentimos realizados. Podemos perceber a influência do novo ambiente na vida e na produtividade de todos. É a nossa missão.


 

MONICA UNGARETTI

Além de projetos de edificações, Monica Ungaretti caminhou pelo design de interiores, conquistou destaque, foi premiada e conhece como poucos os fornecedores, os materiais, as combinações que fazem um ambiente acolhedor e diferenciado.

Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela FAU Mackenzie, em 1984. Por 27 anos manteve seu próprio escritório, realizando projetos residenciais, comerciais e corporativos, em São Paulo e no interior do estado. Entre os mais significativos, destacam-se a reforma do Clube de Campo de São Paulo, a sede da agência Barrows Brasil, a residência Sérgio Simon no Condomínio Vila Real de Itú e o projeto para uma residência no Condomínio Ecoville, em Araçariguama, projetada de acordo com as normas de sustentabilidade. É de sua autoria também, o projeto para a sede da empresa holandesa ID&T no Brasil. Com ampla experiência em Design de Interiores, no segmento hoteleiro prestou consultoria para o Hotel Plaza Araçatuba. Teve seus trabalhos publicados nas revistas Arquitetura & Construção, Viver Bem, Casa & Construção, Living e portal Uol. Participou do workshop ‘Planejamento e Design de um Autêntico Ecolodge’, ministrado por Hitesh Mehta no Ecotourism and Sustainable Tourism Conference 2014. Foi indicada ao Prêmio Profissional do Ano 2014, realizado pela revista Decorar e recebeu o Prêmio I/D em 2010 e 2017.

 

“Elaborando o projeto completo, em sintonia com o cliente, pensamos na arquitetura somada ao design de interiores, procurando explorar todos os recursos de cada elemento. O resultado aparece em ambientes acolhedores, bem dimensionados e iluminados, que valorizam a beleza, o conforto, a funcionalidade e o bem-estar.”

Monica Ungaretti é arquiteta e designer de interiores formada pela FAU Mackenzie (1984).


FREDERICO COSTACURTA

Frederico Costacurta foi diretor de construtora, projetou edifícios e residências, fez mestrado em meio ambiente, planejou cidades, atuou em turismo sustentável, é consultor e auditor da norma técnica específica para pousadas.

É arquiteto e urbanista formado pela FAUUSP em 1981, mestre em desenvolvimento e meio ambiente pela UESC em 2006, consultor e auditor da norma brasileira de sustentabilidade para meios de hospedagem (ABNT NBR:15401). Foi diretor da Construtora Meirelles, em São Paulo, responsável pelos projetos de arquitetura de edifícios residenciais e comerciais. Foi consultor de hotéis como Canto das Águas, em Lençóis, na Chapada Diamantina, e Lagoa do Cassange, em Maraú (BA), pioneiros na certificação socioambiental no Brasil. Foi o coordenador do Plano Diretor Municipal de Ilhéus (BA) e do projeto do Pólo de Ecoturismo 4 Cantos da Lagoa, na região da Lagoa Encantada, entre Ilhéus e Itacaré (BA). Foi gestor de uma Área de Proteção Ambiental (APA) estadual. Participou de diversos projetos de meios de hospedagem em Jundiaí (SP), Praia do Forte (BA), Ilhéus (BA), Chapada Diamantina (BA).  Sua dissertação de mestrado teve como resultado uma matriz de avaliação socioambiental da arquitetura, aplicada a meios de hospedagem. Frederico também é formado em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching e possui experiência em atendimento e consultoria a empreendedores e arquitetos. Realizou palestras e minicursos em congressos nacionais e internacionais. Em 2013, criou com a arquiteta Monica Ungaretti o escritório Ungaretti + Costacurta Arquitetura, na capital paulista.

“Nossa experiência mostrou que certos cuidados no projeto podem significar o melhor aproveitamento dos ambientes e uma economia real de recursos. Há soluções viáveis e sustentáveis que resultam em projetos de bom gosto e não implicam em custo maior.”

Frederico Costacurta é arquiteto e urbanista formado pela FAUUSP (1981), com mestrado em meio ambiente. É consultor e auditor em sustentabilidade de meios de hospedagem (NBR 15.401).