LIVING CORAL – Conheça a cor de 2019, seus efeitos e como usá-la na decoração

pantone-colour-of-year-2019-living-coral.jpg
caneca_pantone.jpg

Vamos iniciar 2019 falando de Living Coral, a cor do ano eleita pelos experts do Pantone Color Institute.

Essa é uma escolha bastante séria e que acaba influenciando as decisões das indústrias, incluindo as da moda, movelaria e interiores, design industrial e design gráfico. É realizada há 20 anos, com base em pesquisas e análises de tendências mundiais.

“Living Coral” nos remete à natureza: dos recifes de corais e do pôr do sol. É ao mesmo tempo vibrante e suave, estimula a sociabilidade, a alegria e o otimismo, transmitindo leveza e calor. Essa cor vem de encontro à nossa busca por experiências autênticas e imersivas, que proporcionem conectividade e intimidade, diante da invasão da tecnologia digital em nossas vidas. Representativa do mundo moderno, ela está presente em nosso ambiente natural e também de forma brilhante na mídia social.

edited.jpg

DICAS DE COMO USAR A COR PANTONE 2019

Suburban Canny, Australia - Tribe Studio - FONTE: DEZEEN ARCHITECTURE AND DESIGN MAGAZINE

Suburban Canny, Australia - Tribe Studio - FONTE: DEZEEN ARCHITECTURE AND DESIGN MAGAZINE

1. O lavabo é o espaço da casa que recebe os convidados para uso rápido e por isso permite e merece toques de ousadia. Uma boa opção para criar uma atmosfera de alegria e receptividade é revestir ou pintar todas as paredes com Living Coral.

2. Destacar uma parede com esse tom pode estimular conversas, interação e compartilhamento. Na cozinha americana é um convite para bons papos e bons pratos;

ApartAmentO EM Born, ESPANHA - Colombo and Serboli Architecture - FONTE: DEZEEN ARCHITECTURE AND DESIGN MAGAZINE

ApartAmentO EM Born, ESPANHA - Colombo and Serboli Architecture - FONTE: DEZEEN ARCHITECTURE AND DESIGN MAGAZINE

ApartAmentO À BEIRA MAR NA GRÉCIA - Stamatios Giannikis - FONTE: DEZEEN ARCHITECTURE AND DESIGN MAGAZINE

ApartAmentO À BEIRA MAR NA GRÉCIA - Stamatios Giannikis - FONTE: DEZEEN ARCHITECTURE AND DESIGN MAGAZINE

FONTE: PINTEREST

FONTE: PINTEREST

3. A cor pode ser usada em detalhes, como o fundo de uma prateleira, de um nicho ou em armários suspensos;

apartmentO NA SUÉCIA - Note Design Studio - FONTE: DEZEEN ARCHITECTURE AND DESIGN MAGAZINE

apartmentO NA SUÉCIA - Note Design Studio - FONTE: DEZEEN ARCHITECTURE AND DESIGN MAGAZINE

4. Uma sala de espera pode ficar mais sociável e acolhedora com o uso do coral em alguma peça, como uma poltrona, um tapete, um quadro, uma mesinha ou almofadas;

5. Na sua casa, a cor coral pode estar presente nos tecidos dos estofados, em um móvel laqueado, nas flores e detalhes decorativos;

Brinque com tecidos.png

6. Festas podem ficar bem mais animadas com o uso da cor coral em acessórios decorativos como velas, bandejas, guardanapos, porta-copos, toalhas de mesa e em arranjos de flores naturais.

CONJUNTO DE MESA - HAMILTON HOME

CONJUNTO DE MESA - HAMILTON HOME

CONJUNTO MESA POSTA -ZARA HOME

CONJUNTO MESA POSTA -ZARA HOME

Se você pretende estabelecer conexões reais e virtuais, unir modernidade e natureza, energia e suavidade, entusiasmo e acolhimento, a Living Coral será sua aliada, ajudando a atrair boas energias para esse ano de 2019.

Moodboard Living Coral_e'.png

CURIOSIDADES

O Feng Shui recomenda a utilização da cor Coral no seu tom original, que é o mais escuro e mais forte. Sua indicação é para que seja usada com moderação, aplicada em um ambiente pequeno, em apenas uma parede ou em detalhes.

Essa cor não é indicada para fachadas de imóveis residenciais ou comerciais, quartos de dormir, canto dos relacionamentos e para casais em geral, pois se aproxima das cores salmão e pêssego (principalmente as nuances mais claras, que remetem ao tom da pele), consideradas cores de duplo significado. Seu poder de atração e sua vibração podem captar todo o tipo de energia, atraindo pessoas e situações oportunistas e interesseiras, trapaças e traições, relacionamentos fúteis e não duradouros.

5 CUIDADOS ANTES DE REFORMAR SUA COZINHA

A cozinha é uma fábrica de sabores e prazeres. Mas, antes de tudo, é um ambiente de trabalho. Por isso, além de linda e inspiradora, deve ser prática e funcional. Diversos fatores devem ser considerados para que o seu sonho não se transforme mais tarde em pesadelo.

Destacamos aqui 5 pontos importantes de um bom projeto. Eles vão te ajudar a planejar e aproveitar melhor esse espaço. Para ilustrar colocamos fotos de uma cozinha que fizemos recentemente.

IMG_4566_(2)-01[1].jpg
IMG_4554_(3)-01[1].jpg

1- BASES DE ALVENARIA – Devem ser executadas antes da colocação do revestimento do piso. Geralmente são revestidas com o mesmo material. Facilitam a limpeza diária e servem de apoio para a marcenaria. É muito importante que sejam menos profundas do que os armários, principalmente na área da cuba, para que no momento da lavagem da louça os pés fiquem bem posicionados em relação ao corpo. Sua coluna vai agradecer!

2- VENTILAÇÃO DOS ELETRODOMÉSTICOS – Fogões, fornos e, também, as geladeiras precisam ventilar, para não superaquecer, causar acidentes graves e até a perda da garantia.  Para o bom funcionamento dos equipamentos embutidos devem ser deixados vãos para ventilação, conforme as indicações de cada produto.  

3- SAÍDA DA COIFA – É bom lembrar que um exaustor, ao contrário de um depurador de ar, trabalha com um duto flexível que deve ser levado até a área externa. Na maioria dos casos, opta-se por escondê-lo acima do forro de gesso, o que proporciona um visual mais limpo. No caso de cozinhas com pé-direito alto e pegada industrial, ele pode ser revestido com aço inox. Fica bem bacana!  Em todas as situações, será necessário existir uma abertura no ponto de saída do duto, com uma grelha, nas medidas indicadas pelo fornecedor.

IMG_4537_(2)-01[1].jpg

4- PONTO DE GÁS – A maioria dos fogões, com exceção dos elétricos, necessita de um ponto de gás. De acordo com a norma, o registro deve ficar deslocado para a esquerda ou para a direita do equipamento e não atrás dele. Recomendamos verificar no projeto a posição exata do fogão e posicionar o registro dentro do armário, de forma que fique escondido, mas com acesso fácil.

5- MARCENARIA – Para aproveitar ao máximo os espaços da sua cozinha, defina com calma o layout e todos os eletrodomésticos antes de partir para o projeto de marcenaria. As medidas desses equipamentos serão importantes para que os nichos fiquem do tamanho certo, sem faltar e nem desperdiçar espaço. Outra dica valiosa é setorizar os armários. Sugerimos colocar as panelas e utensílios de cozinha próximos ao fogão ou cooktop, uma torre para despenseiro e as louças, talheres e copos mais perto da área de refeição.

IMG_4547_(2)-01[1].jpg

COZINHAS: um bom projeto pode transformar a sua vida!

O estilo de vida das pessoas mudou e a arquitetura de interiores precisa acompanhar as novas demandas do cidadão contemporâneo.

Nessa onda de transformações, a cozinha das casas e apartamentos vem ganhando status de área social. A tecnologia, os novos materiais de acabamento e os equipamentos eletrodomésticos com design atraente possibilitam, cada vez mais, a criação de espaços encantadores. Acredite, com um bom projeto a sua cozinha pode se tornar o ambiente mais disputado da casa, inclusive pelos amigos. Para os chefs de plantão é praticamente um parque de diversões. Mesmo para quem não fica à vontade com as panelas, ter uma cozinha bem planejada e organizada facilita muito a execução das tarefas mais simples do dia a dia, economiza tempo e pode até estimular a descoberta de novos prazeres e talentos. Sem falar nos deliciosos encontros promovidos em volta da mesa.

Se animou? Então dá uma olhada nas cozinhas que fizemos e fique ainda mais inspirado:

 

regina 2.jpg
regina 1.jpg

Reformamos completamente essa cozinha de um apartamento antigo. O espaço era generoso, mas a copa ficava separada da cozinha por uma parede. Integramos os dois ambientes e colocamos o cooktop voltado para a mesa de refeições. Assim o chef participa da conversa enquanto prepara os pratos.


008-01.jpeg
028.JPG

Veja que solução criativa: nessa cozinha a adega de vinhos fica oculta atrás de uma porta de correr de vidro opaco, que parece um painel decorativo.

027.JPG

EH-01.jpeg

Na casa de praia também vale a pena investir na cozinha. Esse pode ser um bom motivo para reunir os amigos. Repare que projetamos as portas dos armários com uma grelha de ventilação, para evitar o mofo decorrente da maresia.