5 CUIDADOS ANTES DE REFORMAR SUA COZINHA

A cozinha é uma fábrica de sabores e prazeres. Mas, antes de tudo, é um ambiente de trabalho. Por isso, além de linda e inspiradora, deve ser prática e funcional. Diversos fatores devem ser considerados para que o seu sonho não se transforme mais tarde em pesadelo.

Destacamos aqui 5 pontos importantes de um bom projeto. Eles vão te ajudar a planejar e aproveitar melhor esse espaço. Para ilustrar colocamos fotos de uma cozinha que fizemos recentemente.

IMG_4566_(2)-01[1].jpg
IMG_4554_(3)-01[1].jpg

1- BASES DE ALVENARIA – Devem ser executadas antes da colocação do revestimento do piso. Geralmente são revestidas com o mesmo material. Facilitam a limpeza diária e servem de apoio para a marcenaria. É muito importante que sejam menos profundas do que os armários, principalmente na área da cuba, para que no momento da lavagem da louça os pés fiquem bem posicionados em relação ao corpo. Sua coluna vai agradecer!

2- VENTILAÇÃO DOS ELETRODOMÉSTICOS – Fogões, fornos e, também, as geladeiras precisam ventilar, para não superaquecer, causar acidentes graves e até a perda da garantia.  Para o bom funcionamento dos equipamentos embutidos devem ser deixados vãos para ventilação, conforme as indicações de cada produto.  

3- SAÍDA DA COIFA – É bom lembrar que um exaustor, ao contrário de um depurador de ar, trabalha com um duto flexível que deve ser levado até a área externa. Na maioria dos casos, opta-se por escondê-lo acima do forro de gesso, o que proporciona um visual mais limpo. No caso de cozinhas com pé-direito alto e pegada industrial, ele pode ser revestido com aço inox. Fica bem bacana!  Em todas as situações, será necessário existir uma abertura no ponto de saída do duto, com uma grelha, nas medidas indicadas pelo fornecedor.

IMG_4537_(2)-01[1].jpg

4- PONTO DE GÁS – A maioria dos fogões, com exceção dos elétricos, necessita de um ponto de gás. De acordo com a norma, o registro deve ficar deslocado para a esquerda ou para a direita do equipamento e não atrás dele. Recomendamos verificar no projeto a posição exata do fogão e posicionar o registro dentro do armário, de forma que fique escondido, mas com acesso fácil.

5- MARCENARIA – Para aproveitar ao máximo os espaços da sua cozinha, defina com calma o layout e todos os eletrodomésticos antes de partir para o projeto de marcenaria. As medidas desses equipamentos serão importantes para que os nichos fiquem do tamanho certo, sem faltar e nem desperdiçar espaço. Outra dica valiosa é setorizar os armários. Sugerimos colocar as panelas e utensílios de cozinha próximos ao fogão ou cooktop, uma torre para despenseiro e as louças, talheres e copos mais perto da área de refeição.

IMG_4547_(2)-01[1].jpg